O poder do 3-2-1

Uma estratégia para maior proteção e segurança de dados

Embora as pessoas e empresas têm aumentado exponencialmente a dependência do uso de dados, sobretudo para a tomada de decisões e atividades  do cotidiano, não há remanescente histórico relativo  ao alto nível de ameaças que esses dados tem sofrido como fraude, perda, falha na integridade e furto de dispositivos como laptops ou smartphones.

Desastres naturais como tempestades, inundações e incêndios também tem contribuído para a destruição de residências e escritórios. Enquanto isso, as ameaças online continuam a crescer. Hackers furtam dados com sucesso de grande empresas globais, enquanto a CyberSecurity Ventures estima que danos globais causados por ataques do tipo ransomware atingirão cerca de US$ 11,5 bilhões de prejuízo em 2019.

Em recente pesquisa realizada pela Acronis International GmgH (2018), 34,3% dos pesquisados disseram que eles e seus familiares perderam dados de alguma forma, mas 26,9% deles não realizam nenhum tipo de backup de dados. Da mesma forma, a Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA informa que 58% das pequenas e médias empresas não estão preparadas para a perda de dados, seja qual for o motivo.

A FALTA DE UMA ATITUDE PROATIVA PARA PROTEGER SEUS DADOS PODE CUSTAR MUITO CARO PARA VOCÊ OU SEU NEGÓCIO.

A regra 3-2-1 do Backup

Os ativos digitais estão constantemente sob ameaça. A boa notícia é que garantir a segurança dos dados é tão simples quanto falar 3-2-1, seja protegendo fotos e documentos importantes da família ou  operações de negócios que abrangem uma variedade de ambientes físicos, virtuais e de nuvem, criar um backup é simplesmente garantir que seus dados possam ser recuperados, a qualquer hora, independentemente do que acontecer.

A regra de backup 3-2-1 é a única estratégia que pode garantir que uma cópia integra de seus dados sobreviva ataques ou incidentes de qualquer natureza. Manter uma cópia externa protege seus dados contra qualquer desastre ou ataque de malware  que pode destruir simultaneamente o backup original e local.

A estratégia de armazenar o seu backup em uma arquitetura profissional em nuvem é uma maneira simples, conveniente e acessível de isolar e proteger sua cópia externa, garantindo que a mesma seja atualizada regularmente para capturar quaisquer alterações recentes de seus arquivos.

O procedimento a ser adotado é muito simples:

  • Crie 3 cópias de seus dados ( 1 cópia primária e 2 backups);
  • Armazene as suas cópias em pelo menos 2 tipos  de meios de armazenamento ( unidade local, compartilhamento de rede/NAS, unidade de fita, etc.);
  • Armazene 1 cópia foral do local da origem do dados (off site storage).

Desta forma você estará com os seus dados seguros, pois existem tecnologias que controlam todo o processo de forma automática. Basta instalar um agente em seu dispositivo, seja desktop, laptop, servidor ou mesmo smartphone,  com a parametrização de quais dados deseja proteger e tudo será feito sem qualquer incomodo em sua rotina de trabalho.

Para ajudar você ou sua empresa, existem empresas especializadas que podem lhe fornecer tecnologia e suporte necessário para  seu patrimônio de dados esteja sempre seguro e com possibilidades de recuperação a qualquer momento, aconteça o que acontecer.

 

 

Uma resposta para “O poder do 3-2-1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *